O sistema ABS – sigla em inglês para Anti-lock Braking System – é um sistema que impede o travamento das rodas do veículo no momento de uma frenagem brusca. O sistema possui um sensor que identifica e alterna a pressão entre as rodas no momento da frenagem, aliviando aquelas que estejam sendo mais tensionadas, e é exatamente por este fator que não há travamento.
Um estudo mostrou que sem o sistema anti-bloqueio e trafegando a 70km/h, apenas 21% dos motoristas conseguiam desviar de um obstáculo inesperado. Com o sistema, porém, o número aumentou para impressionantes 81%.
O ABS foi desenvolvido por Dunlop para uso na aviação. Ao pousar, as aeronaves estão em alta velocidade, e não seria possível implementar nos trens de pouso um sistema de freios convencionais, pois isso causaria arrasto nas rodas culminando em graves acidentes. Já o atual ABS foi desenvolvido pela alemã Bosch, se tornando disponível no final da década de 70.
A partir de 2014, por lei, todos os veículos precisam sair de fábrica com airbag e freios anti-bloqueio, no entanto nem todos os motoristas são informados sobre como usar o ABS e podem não aproveitar o máximo de sua capacidade.
Você sabe como usar o ABS? Confira Dicas sobre o sistema.
O ABS permite que o motorista mantenha o controle do veículo mesmo em freadas bruscas, graças ao não travamento das rodas. No entanto muitos motoristas habituados com o sistema hidráulico acabam errando na hora de usar o ABS. Confira dicas sobre o que pode ou não fazer.
Pise até o fundo:
O pedal do freio deve ser acionado até o fundo, sem medo, e mantido assim até a parada do veículo.
Não se preocupe com a trepidação:
Conforme dito anteriormente, o ABS altera a pressão entre rodas para evitar o travamento, e esta alternância gera trepidação no pedal do freio. Neste momento muitos motoristas temem uma possível derrapagem e acabam aliviando o pé. Saiba que a trepidação é normal e que a roda não irá travar, pois este é o princípio básico do ABS. Sendo assim mantenha o pedal pressionado até o fim ou estará aumentando o tempo e o espaço de parada do carro.
Use com segurança:
O ABS permite, por exemplo, que o motorista faça curvas com o freio acionado, mas isso não exime o motorista da necessidade de executar as curvas com velocidade compatível e segura.
Dê manutenção:
Parte fundamental para manter o bom funcionamento de qualquer veículo é a manutenção regular. Com os freios não pode ser diferente, duas ou três vezes por ano leve o veículo a um mecânico de sua confiança para a revisão do sistema de freios.
Se ainda tem dúvidas, faça contato com a Casa dos Freios.
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