top of page

MANUTENÇÃO É 40% MAIS BARATA QUE CONSERTO!


Cuidados com o carro são fundamentais para evitar acidentes e imprevistos na estrada. Dentre esses cuidados, a chamada manutenção preventiva é apontada como a solução para prevenir e evitar problemas ao volante. E, na maioria das vezes, é mais barato prevenir do que remediar. "A manutenção preventiva é, no mínimo, 40% mais barata que a corretiva", diz José Palacio, auditor técnico do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA).

Para o especialista, a manutenção preventiva é a chave para garantir a segurança do veículo, tanto para poupar vidas como para evitar maiores emissões de poluentes. "Infelizmente, o proprietário só se lembra de fazer manutenção no veículo antes de uma viagem muito longa. Manutenção no carro feita só uma vez por ano não pode ser considerada preventiva"


Seguir as instruções contidas no manual do proprietário e levar o carro para as revisões de tempos em tempos são preocupações fundamentais para a prevenção de problemas. neles estão contidas informações sobre a calibragem dos pneus, quando o óleo deve ser trocado, quando o carro precisa passar por uma revisão completa. .

Cuidados com o carro


Na manutenção preventiva, há troca de peças que já apresentam desgaste, mas que ainda não interferem negativamente sobre outras peças. Ou seja, melhor trocar uma peça do motor do que ter comprar um motor novo se ele acabar estragando. Além disso, um motor calibrado acaba economizando combustível".

bottom of page