top of page

Já imaginou ser parado em uma blitz e estar com farol queimado? Tudo sobre revisão preventiva!



Quando Você deve fazer a manutenção preventiva?


Um item muito cobrado de seu carro, além do motor, são as lâmpadas e lanternas que, de tempos em tempos, acabam queimando.

Não custa lembrar que conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, conforme o inciso XXII, do artigo 230do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

“Art. 230. Conduzir o veículo: (…) XXII – com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas: Infração – média; Penalidade – multa.”

Ou seja, você estará cometendo uma infração média e, além de receber 4 pontos na CNH, vai ter que pagar uma multa de R$ 130,16.

Lembrando que não é possível transferir multa por farol queimado.

Indicamos que, a cada 15 dias, sejam verificadas as lanternas e piscas para você garantir que não vai receber uma multa por algo tão banal.

Basicamente, não existe uma data específica para realizar a manutenção preventiva de seu carro, pois tudo depende da marca e do modelo.

Como regra geral, porém, ela precisa ser feita a cada seis meses ou a cada dez mil quilômetros – o que vier primeiro.

Caso esteja em dúvida, no manual do proprietário (aquele que costuma ficar no porta-luvas) traz exatamente de quanto em quanto tempo seu carro precisa de uma revisão, nome mais comum para a manutenção preventiva.

Além disso, se seu automóvel foi retirado zero quilometro da concessionária, você precisa ficar atento às revisões obrigatórias.

Se é seminovo e passou por todas as revisões obrigatórias de concessionária, lembre de levar periodicamente a um mecânico de confiança.

É importante lembrar ainda que seu estilo de direção e situações às quais o carro é exposto contribuem para reduzir os intervalos entre as manutenções.

Enfrentar muita poeira, estradas esburacadas, ficar parado em congestionamentos por muito tempo ou viver em locais onde a alta temperatura é comum podem exigir fazer a manutenção preventiva antes.

Cabe a você ficar atento a sinais de problemas em seu veículo e fazer uma inspeção quinzenal no seu carro.

Confira lanternas, pneus, nível do óleo, filtro de ar, freios, embreagem, bateria, ar condicionado e outros itens básicos de seu carro.

O check-up completo não chega a 15 minutos e ajuda a evitar problemas.

Caso algum item esteja apresentando defeito, vá a um mecânico da sua confiança para fazer a manutenção.


bottom of page