top of page

7 Dicas Casa dos Freios para manutenção do seu veículo que você precisa conhecer!



 A manutenção do veículo usado garante a segurança do motorista, bom desempenho e uma relevante economia de dinheiro. Para que você saiba como cuidar do seu automóvel da melhor forma possível, nós separamos 7 dicas de manutenção de carros usados que você precisa conhecer.


1. Faça o alinhamento e o balanceamento


Realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo é essencial para que os pneus e os componentes da suspensão tenham maior vida útil. O alinhamento é importante para a correção daquele problema de direção que ocorre quando o carro não consegue andar em linha reta, puxando sempre para um dos lados.

Já o balanceamento é feito no conjunto de rodas e pneus, tendo como objetivo evitar as trepidações do veículo em velocidades superiores a 60 km/h, reduzir o desgaste dos pneus, além de garantir a capacidade de frenagem e diminuição dos distúrbios de direção.


2. Programe o rodízio de pneus


No rodízio de pneus ocorre a troca da posição desses equipamentos de acordo com o modelo, tipo e tração do veículo. O rodízio é importante porque faz com que os pneus sejam desgastados de maneira uniforme. Essa manutenção assegura que cada pneu passe por todas as posições de montagem, garantindo assim o equilíbrio do uso.

3. Verifique as pastilhas de freio



É recomendado fazer a revizão e a manutenção das pastilhas de freio do carro a cada 5 mil quilômetros. Elas são as responsáveis pela eficiência da frenagem do seu automóvel.

Um dos sinais mais claros para o motorista de que as pastilhas de freio estão desgastadas é um barulho bem agudo quando você aciona o freio do veículo. Fique atento a isso!

4. Faça a manutenção das palhetas limpadoras


Pode parecer bobagem, mas muitos motoristas simplesmente esquecem de fazer a manutenção das palhetas limpadoras de para-brisa e vidro traseiro. O clima mais quente costuma ressecar a borracha delas e quando as estações chuvosas chegam, as palhetas deixam de funcionar com perfeição.

A não substituição das palhetas limpadoras pode ocasionar riscos nos vidros e excesso de barulho quando estiverem em funcionamento.


5. Revise a correia dentada


A correia dentada liga o eixo comando das válvulas ao virabrequim do motor. Ela é responsável por sincronizar essas duas partes do motor do veículo e assim garantir que as válvulas de admissão e de escapamento possam abrir e fechar nos momentos exatos em que são acionadas.

A correia dentada deve ser revisada a cada 6 meses, ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Quando essa correia quebra durante o funcionamento do motor, ela pode causar prejuízos nos demais componentes, como o cabeçote, as válvulas e os pistões.

6. Substitua o óleo de motor e os filtros


O óleo lubrificante de motor do seu automóvel deve ser substituído de acordo com as recomendações do fabricante ou a cada vez que ele estiver no nível inferior ao mínimo recomendado.

Essa substituição deve ser feita por um profissional especializado, pois, além dos procedimentos de troca, o óleo que serve para um modelo de carro pode não servir para os demais. O filtro, que possui uma função similar ao de um coador de café, também deve ser substituído quando você trocar o óleo do veículo.


7. Substitua as velas com regularidade


Responsáveis pelo bom funcionamento do motor, as velas devem ser substituídas de acordo com as recomendações do fabricante do seu automóvel. Nunca espere que elas demonstrem mau funcionamento, pois, mesmo que estejam quebradas, tudo pode parecer normal e as perdas surgirão com o passar do tempo. Siga as recomendações e substitua as velas sempre que for recomendado.

A manutenção de carros usados é muito importante para que você dirija em segurança e, ao mesmo tempo, consiga prolongar a vida útil do seu automóvel, economizar dinheiro e ter o seu veículo funcionando em perfeitas condições

bottom of page